top of page

Estreia da Pro Racing F-296 GT3 Challenge da mostras do equilíbrio pelo título nas duas divisões



A estreia da Pro Racing F-296 GT3 Challenge trouxe boas disputas, e surpresas para a categoria que retorna a grade do IRB Esports, após algumas temporadas. Mais rápido durante o treino livre, Daniel Modolon confirmou o favoritismo, e cravou a pole na classificação, seguido de perto por Neto Nascimento, e Emanuel Santos. 3 equipes diferentes nas 3 primeiras posições. Paulo Godói e Gumercindo Cabral completaram o Top 5. Entre os pilotos da divisão Rosso, Arthur de Oliveira, estreante da Veneziano Racing foi o mais rápido, seguido de Helder Cunha, e Allan Ashfield.



Grid de largada da 1ª bateria em Spa-Francorchamps
Grid de largada da 1ª bateria em Spa-Francorchamps

A largada se deu com os pilotos ligeiramente espaçados, o que ajudou a evitar os contatos quase que inevitáveis em uma largada com mais de 30 carros no grid. Logo na primeira passagem pela Eau Rouge, Marlon Bastos, piloto da CND Racing, perdeu o controle do seu bólido, retornando para a pista descontrolado e acertando em cheio o carro de Helder Cunha, piloto da Visamundo Grip Racing, que naquele momento era o segundo na divisão Rosso. Acidente muito violento, e fim de prova para ambos.


Além deles, outros carros também ficaram pelo caminho. Gumercindo Cabral, João Augusto, Allan Ashfiel, e Alysson Pacheco, foram alguns deles.


A categoria não tem parada obrigatória em box, entretanto, para a etapa de Spa-Francorchamps, os pilotos tiveram duas opções. Salvar combustível, ou fazer um pit-stop rápido para completar o tanque. Muitos foram pegos de surpresa, e só se deram conta disso no final, perdendo posições importantes na bateria 1. Neto Nascimento, que liderava na divisão F-296, foi um deles. O piloto do #75 demorou pra entender que o combustível não daria até o final, e precisou economizar muito na parte final da bateria. Com seus adversários próximos, Neto acabou perdendo 3 posições, ficando fora do pódio da corrida 1. Melhor para Paulo Godói. O piloto da CND Racing que esteve na cola de Neto Nascimento durante toda a corrida, se aproveitou para assumir a liderança, e vencer no geral, fazendo dobradinha com seu companheiro de equipe, Daniel Modolon. Leandro Damineli, piloto da Visamundo Grip Racing, ganhou 6 posições durante toda a bateria, e fechou o pódio em 3º.



Vitória de Paulo Godói na primeira bateria da divisão F-296
Vitória de Paulo Godói na primeira bateria da divisão F-296

Na divisão Rosso, Demetrio Fronclara liderou boa parte da bateria, mas acabou superado por Raul Foratto que tinha tudo para vencer. Não fosse o fogo amigo do seu companheiro de equipe, que no final de prova vinha lento na pista sem combustível, acertando o carro de Foratto. Andreas Burr assumiu a liderança entre os pilotos da Rosso, e venceu a bateria. Raul Foratto ainda conseguiu terminar em segundo, e Nicholas Cremm, que ganhou nada menos que 20 posições desde a largada, foi o 3º da divisão.



Andreas Burr teve competência e contou com a sorte pra vencer a 1ª bateria da divisão Rosso
Andreas Burr teve competência e contou com a sorte pra vencer a 1ª bateria da divisão Rosso

Pilotos alinhados para a 2ª bateria, e a inversão do Top 15 como sempre trás ainda mais disputas no grid. E não foi diferente em Spa. Com 4 pilotos da divisão Rosso largando nas primeiras posições, os pilotos da divisão principal precisaram suar para superar os adversários. Gustavo Veneziano e Rodrigo Assis venderam caro as duas primeiras posições, se mantendo por boa parte da bateria 2 na frente. Na freada da bus stop, Veneziano espalhou na freada, sendo ultrapassado por Lucas Barbosa, e Felipe Malinowski. Os 2 pilotos da divisão principal sem mantiveram nas primeiras posições até o final da bateria, chegando respectivamente em 1º e 2º lugares. Gustavo Veneziano e Rodrigo Assis bem que tentaram, mas acabaram superados por Neto Nascimento, Leandro Damineli, João Brito, e Daniel Modolon. Rodrigo Assis levou a melhor sobre Veneziano, chegando a sua primeira vitória no IRB Esports. Daniel Manzano foi o segundo, e Helder Cunha fechou o pódio em terceiro.



Vitória de Rodrigo Assis na 2ª bateria da divisão Rosso em Spa
Vitória de Rodrigo Assis na 2ª bateria da divisão Rosso em Spa

Na divisão principal, Neto Nascimento teve problemas com o áudio do simulador, mas ainda conseguiu terminar em 3º. Felipe Malinowski foi o 2º, e Lucas Barbosa fez grande corrida para vencer no geral, e conquistar sua primeira vitória no IRB.



Lucas Barbosa conquista vitória inédita no IRB Esports
Lucas Barbosa conquista vitória inédita no IRB Esports

Após o término da etapa de estreia em Spa-Francorchamps, Paulo Godói lidera a divisão F-296 com 63 pts, seguido pelo seu companheiro de equipe, Daniel Modolon, que é o vice líder com 58 pts. Neto Nascimento completa o Top 3 com 56 pts.


Na divisão Rosso, liderança de Rodrigo Assis com 33 pts. Andreas Burr é o vice líder com 29 pts, e Daniel Manzano, o terceiro com 26 pts.


A próxima etapa será daqui 2 semanas, no circuito de Road Atlanta. Não deixe de seguir o IRB Esports nas mídias sociais, no IRB, e de deixar seu comentário nessa postagem.


Até a próxima!






bottom of page