A estreia da Pro Racing F-296 GT3 Challenge trouxe boas disputas, e surpresas para a categoria que retorna a grade do IRB Esports, após algumas temporadas. Mais rápido durante o treino livre, Daniel Modolon confirmou o favoritismo, e cravou a pole na classificação, seguido de perto por Neto Nascimento, e Emanuel Santos. 3 equipes diferentes nas 3 primeiras posições. Paulo Godói e Gumercindo Cabral completaram o Top 5. Entre os pilotos da divisão Rosso, Arthur de Oliveira, estreante da Veneziano Racing foi o mais rápido, seguido de Helder Cunha, e Allan Ashfield.
A largada se deu com os pilotos ligeiramente espaçados, o que ajudou a evitar os contatos quase que inevitáveis em uma largada com mais de 30 carros no grid. Logo na primeira passagem pela Eau Rouge, Marlon Bastos, piloto da CND Racing, perdeu o controle do seu bólido, retornando para a pista descontrolado e acertando em cheio o carro de Helder Cunha, piloto da Visamundo Grip Racing, que naquele momento era o segundo na divisão Rosso. Acidente muito violento, e fim de prova para ambos.
Além deles, outros carros também ficaram pelo caminho. Gumercindo Cabral, João Augusto, Allan Ashfiel, e Alysson Pacheco, foram alguns deles.
A categoria não tem parada obrigatória em box, entretanto, para a etapa de Spa-Francorchamps, os pilotos tiveram duas opções. Salvar combustível, ou fazer um pit-stop rápido para completar o tanque. Muitos foram pegos de surpresa, e só se deram conta disso no final, perdendo posições importantes na bateria 1. Neto Nascimento, que liderava na divisão F-296, foi um deles. O piloto do #75 demorou pra entender que o combustível não daria até o final, e precisou economizar muito na parte final da bateria. Com seus adversários próximos, Neto acabou perdendo 3 posições, ficando fora do pódio da corrida 1. Melhor para Paulo Godói. O piloto da CND Racing que esteve na cola de Neto Nascimento durante toda a corrida, se aproveitou para assumir a liderança, e vencer no geral, fazendo dobradinha com seu companheiro de equipe, Daniel Modolon. Leandro Damineli, piloto da Visamundo Grip Racing, ganhou 6 posições durante toda a bateria, e fechou o pódio em 3º.
Na divisão Rosso, Demetrio Fronclara liderou boa parte da bateria, mas acabou superado por Raul Foratto que tinha tudo para vencer. Não fosse o fogo amigo do seu companheiro de equipe, que no final de prova vinha lento na pista sem combustível, acertando o carro de Foratto. Andreas Burr assumiu a liderança entre os pilotos da Rosso, e venceu a bateria. Raul Foratto ainda conseguiu terminar em segundo, e Nicholas Cremm, que ganhou nada menos que 20 posições desde a largada, foi o 3º da divisão.
Pilotos alinhados para a 2ª bateria, e a inversão do Top 15 como sempre trás ainda mais disputas no grid. E não foi diferente em Spa. Com 4 pilotos da divisão Rosso largando nas primeiras posições, os pilotos da divisão principal precisaram suar para superar os adversários. Gustavo Veneziano e Rodrigo Assis venderam caro as duas primeiras posições, se mantendo por boa parte da bateria 2 na frente. Na freada da bus stop, Veneziano espalhou na freada, sendo ultrapassado por Lucas Barbosa, e Felipe Malinowski. Os 2 pilotos da divisão principal sem mantiveram nas primeiras posições até o final da bateria, chegando respectivamente em 1º e 2º lugares. Gustavo Veneziano e Rodrigo Assis bem que tentaram, mas acabaram superados por Neto Nascimento, Leandro Damineli, João Brito, e Daniel Modolon. Rodrigo Assis levou a melhor sobre Veneziano, chegando a sua primeira vitória no IRB Esports. Daniel Manzano foi o segundo, e Helder Cunha fechou o pódio em terceiro.
Na divisão principal, Neto Nascimento teve problemas com o áudio do simulador, mas ainda conseguiu terminar em 3º. Felipe Malinowski foi o 2º, e Lucas Barbosa fez grande corrida para vencer no geral, e conquistar sua primeira vitória no IRB.
Após o término da etapa de estreia em Spa-Francorchamps, Paulo Godói lidera a divisão F-296 com 63 pts, seguido pelo seu companheiro de equipe, Daniel Modolon, que é o vice líder com 58 pts. Neto Nascimento completa o Top 3 com 56 pts.
Na divisão Rosso, liderança de Rodrigo Assis com 33 pts. Andreas Burr é o vice líder com 29 pts, e Daniel Manzano, o terceiro com 26 pts.
A próxima etapa será daqui 2 semanas, no circuito de Road Atlanta. Não deixe de seguir o IRB Esports nas mídias sociais, no IRB, e de deixar seu comentário nessa postagem.
Até a próxima!
Bình luận