A estreia da Zanoello Global Mazda Cup aconteceu na última quarta-feira, no traçado curto de Okayama. Não é o cenário ideal para um grid com mais de 30 pilotos, mas como já é de costume, os pilotos deram um show na pista japonesa.
Victor Tieri largou na ponta, e se manteve por lá durante toda a corrida. Perdendo a liderança apenas quando parou no box para reabastecimento. Marcos Paiva também conseguiu abrir boa vantagem com as disputas acontecendo entre os adversários que vinham atrás, tendo uma corrida bastante tranquila na corrida 1. Enquanto isso, logo atrás dele, Jamison Sampaio, Mathias de Vale e Nathan Brito disputaram curva a curva a última posição no pódio. No fim, melhor para Nathan, que conseguiu fazer a ultrapassagem sobre Jamison, e trabalhando junto com seu companheiro de equipe, não deu chances ao chefe de equipe da CFPM Sampaio na corrida 1. No final, vitória tranquila de Victor Tieri, com Marcos Paiva em 2º, e Nathan Brito em 3º. 3 equipes diferentes no pódio da divisão graduados.
Entre os novatos, o melhor colocado na classificação, foi Renan Ribeiro. Seguido de Matheus Brito, e Andre Tunes. Tunes abandonou a corrida faltando 2 para o final, e viu o pódio da etapa de estreia escorregar pelas mãos. Matheus Brito perdeu 7 posições na corrida 1, e terminou em 17º. Um incidente no final deixou o caminho livre para Bruno Santiago chegar a sua primeira vitória no IRB Esports. Renan Ribeiro foi o 2º, e Eduardo Brasil, ganhando 5 posições durante a corrida 1, terminou em 3º entre os novatos.
Grid invertido para a corrida 2, e seis pilotos da divisão novatos largaram nas seis primeiras posições do grid. Uma experiência e tanto para quem está chegando ao IRB/iRacing. Entre eles, o vencedor da bateria 1 entre os novatos, Bruno Santiago, e Eduardo Brasil, acabaram se envolvendo em incidentes, perdendo diversas posições no grid. Rodrigo Lara fazia a corrida perfeita, e se ganhar, talvez fosse uma tarefa difícil, Lara mostrou velocidade, e até que Victor Tieri assumisse a vice liderança, após ganhar 13 posições, Lara seguia tranquilo na ponta. Um erro na parada de box fez toda a diferença para Lara, que caiu para décimo. Ainda assim, terminou em segundo entre os novatos. Matheus Brito foi o novato que menos perdeu posições na corrida 2, e venceu com boa vantagem para Lara. Renan Ribeiro mais uma vez chegou ao pódio, desta vez em terceiro.
O maior desafio para os pilotos da graduados numa inversão de grid, é ultrapassar com inteligência e rapidez os adversários teoricamente mais lentos a sua frente. E foi isso que fez mais uma vez o piloto Victor Tieri. Com muita habilidade e sabedoria, o jovem piloto da CFPM Sampaio foi passando um a um os adversários a frente, e junto com Jamison Sampaio, chegaram o pódio. No caso de Tieri, a segunda vitória da noite no geral. Jamison bem que tentou, mas "só" conseguiu o 2º lugar. Rodrigo Matzumuro fechou a trinca da CFPM Sampaio no pódio da corrida 2 em Okayama, após largar em 10º.
Após a etapa de estreia da categoria, a liderança no geral não poderia estar na mão de outro piloto. Victor Tieri lidera com 81 pts, seguido de Jamison Sampaio com 59pts, e Marcos Paiva fecha os 3 primeiros colocados, com 57 pts.
Entre os novatos, Renan Ribeiro lidera com 30 pts, seguido de Matheus Brito que somou 29 pts na etapa. Rodrigo Lara fecha o disputado Top 3 da categoria novatos, com 28 pts.
A próxima etapa será disputada no próximo dia 11/10 em Laguna Seca, e você assistirá a tudo Ao Vivo, em 4K, no canal do IRB Esports no YouTube.
Comments