A estreia da Heineken 0.0 Masters of Track Pro Series 2023 não poderia ser mais emocionante. Com duas corridas de tirar o fôlego de quem acompanhava, pilotos e equipes fizeram seu melhor, e promoveram um espetáculo na pista de Monza.
Gustavo Ariel foi o mais rápido do classificação, e cravou a pole position para a 1ª bateria. Atual Campeão da Heineken 0.0 Masters of Track Pro Series, Luiz Felipe Tavares, largou em segundo, seguido de muito perto por Victor Miranda, Felipe Baptista, e Helder Vieira. Os pilotos que completaram o Top 5 na classificação.

Com 45 minutos de prova na 1ª bateria, o que se viu no início de corrida em Monza, foi um espetáculo para quem assistia, e sem dúvidas, para os pilotos em pista. Os 33 pilotos fizeram uma largada perfeita, e pelo menos até a parada em box, com aproximadamente 25 minutos de prova, o que vimos foram disputas em todos os pelotões, com destaque especial para a disputa pela liderança. Ariel largou bem, e conseguiu abrir uma vantagem confortável no início. Felipe Baptista, que neste momento já havia ultrapassado Victor Miranda, optou por não disputar com Luiz Felipe Tavares, e os pilotos, ambos de Mercedes, trabalharam juntos para se aproximar de Ariel antes da parada em box, o que aconteceu. Ariel foi o primeiro a parar, seguido de Tavares e Miranda que pararam na volta seguinte. No retorno a pista, Tavares conseguiu chegar lado a lado com Ariel para o contorno da chicane, assumindo a liderança da prova. Baptista não parou bem, e voltou em 4º. Disposto a vencer a 1ª bateria, Felipe Baptista foi pra cima dos adversários a frente, ultrapassando um a um, até assumir a liderança em uma disputa sensacional com Luiz Felipe Tavares.
Ao término dos primeiros 45 minutos de prova, Felipe Baptista venceu a corrida, com Luiz Felipe Tavares, Gustavo Ariel, e Victor Miranda separados por apenas 8 décimos do vencedor. Victor Veloso, que passou quase toda a corrida só acompanhando a disputa dos adversários a frente, fez corrida consistente, e fechou o Top 5 da 1ª bateria.

A volta mais rápida foi de Gustavo Ariel, com 1:46.858, e Diego Krug, que havia largado em 33º, foi o piloto com mais posições ganhas, terminando em 21º. Com o resultado da 1ª bateria, a dupla da DHR largou na primeira fila. Com Lucas Dornella em 1º, e Fabio Zamperlini em segundo.
Como normalmente acontece, a segunda bateria, até por ser uma corrida sprint com grid invertido entre os 15 melhores da bateria anterior, é sempre uma corrida mais pegada. A dupla da DHR largou bem, e logo Zamperlini assumiu a liderança de prova. Enquanto isso, lá atrás, os melhores colocados da bateria 1 tinham dificuldades de se aproximar dos ponteiros. Um acidente grave na largada da segunda bateria causou o abandono de 7 pilotos antes do complemento da primeira volta, causando confusão na pista de Monza.

Alheio as confusões, F. Zamperlini e L. Dornella seguiam com vantagem segura para Paulo Godói, que também fez ótima corrida, Outro que se aproveitou das confusões na largada, foi Felipe Baptista. O piloto da AC7 estava impossível na etapa da noite de ontem, e um a um, foi ultrapassando os adversários em pista, até chegar em Lucas Dornella, que fez de tudo pra manter a segunda posição, mas acabou sendo ultrapassado por Baptista. A partir daí, foi a vez de ver Dornella usar toda sua habilidade de experiência para evitar ser ultrapassado por seus adversários, e manter o terceiro lugar no pódio. Dornella chegou a ter mais de 5 carros buscando a ultrapassagem sobre ele, mas defendeu sua posição de forma limpa, conquistando o terceiro lugar na bateria 2. Felipe Baptista bem que tentou, mas não foi suficiente para vencer também a segunda bateria, e terminou em 2º. A vitória da segunda bateria ficou nas mãos de Fabio Zamperlini. O piloto e chefe de equipe da DHR conseguiu gerenciar bem a sua vantagem para Baptista, conquistando sua primeira vitória na temporada

Como sempre acontece quando um acidente ocorre logo no início, muitos pilotos subiram várias posições em relação a sua posição de largada. O principal deles, foi Victor Hugo, piloto da B8HSP, que ganhou nada menos que 19 posições nos 20 minutos de prova. Quase 1 posição por minuto. Outros destaques foram Daniel Mageste, Alexandre Cunha, Luizinho Gonzaga, e Diego Freitas.
A volta mais rápida da segunda bateria fio o Felipe Baptista, com o tempo de 1:47: 189.
A etapa de Monza Terminou com Felipe Baptista na liderança com 76 pts. Seguido pelo atual bicampeão da categoria, Luiz Felipe Tavares com 55 pts, e Gustavo Ariel com 54 pts.
A próxima etapa da Heineken 0.0 Masters of Track Pro Series 2023 será na próxima semanada, direto de Hungaroring, Uma pista complicada, e de difícil ultrapassagem, que colocará novamente a habilidade do grid à prova. Até lá!
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