Emoção até o último metro decide a 4ª etapa da BOWS no Kansas
- IRB Esports
- 24 de jul.
- 3 min de leitura
Kansas, Estados Unidos – Quarta etapa da temporada 2025 da Brazilian Open Wheel Series trouxe emoção do início ao fim no oval de 1,5 milha de Kansas, uma das pistas mais rápidas da temporada. A corrida ficou marcada por acidentes em momentos-chave, estratégias ousadas e uma chegada de tirar o fôlego decidida no photo finish, coroando o quarto vencedor diferente em quatro etapas realizadas até aqui.

Pole, caos e reviravolta
A largada foi intensa com os pilotos da Leaner Energy dominando as primeiras voltas após a pole position de Edson Santos. Com trabalho em equipe, Edson e Norberto Martins revezavam-se na liderança com o claro objetivo de economizar combustível e fortalecer o trabalho em equipe. Enquanto isso, Gabriel Borba (Beneporto Racing), Bruno Castro-Alves (Wolfpack), Beto Soussa (Arruaça Team 1) e Tiago Bandeira (Arruaça Team 2) mantinham-se estrategicamente próximos.
A primeira grande mudança na corrida veio na volta 50, com um acidente múltiplo envolvendo pilotos como Adriano Pinheiro, Guilherme Baldin, Jairo Maragato e Yurem Rubens, entre outros. Um toque leve em alta velocidade gerou uma reação em cadeia e acabou eliminando vários favoritos à vitória. A segunda ocorrência semelhante aconteceu na volta 140, novamente com múltiplos abandonos – dessa vez, incluindo Norberto Martins e Edson Santos, que viram suas estratégias irem por água abaixo.
Corrida limpa, com destaques em recuperação
Apesar dos incidentes pontuais, a corrida foi marcada por disputas limpas e belas recuperações. O piloto Alvaro Wanderley (SUB Racing) foi o maior destaque em posições ganhas, saindo do 25º lugar no grid para finalizar em 7º, uma impressionante recuperação de 18 posições. Também se destacaram João Ritter (PRS by Duex), que largou em 18º e chegou em 2º; Tiago Bandeira (Arruaça Team 2), do 19º para o 3º; Flavio Clivati (F1APS), que saiu do 24º para terminar em 8º; Carlos Washington (Beneporto), que pulou do 21º para o 6º; e André Alfieri, da Bot365 Tips, também brilhou ao chegar em 5º após largar do 12º posto, mostrando ritmo e segurança.
Chegada histórica no photo finish
A relargada final aconteceu a apenas 1 volta do fim, com Tiago Bandeira na liderança e Gabriel Borba logo atrás. Borba se aproveitou do vácuo na curva 3, colocou de lado e passou Bandeira por fora na linha de chegada. João Ritter, em ritmo forte, se beneficiou do vácuo de Borba e também ultrapassou Bandeira nos metros finais. A diferença entre os três primeiros foi de tirar o fôlego:
🥇 Gabriel Borba (#41 – Beneporto Racing): vitória por apenas 0.017s
🥈 João Ritter (#19 – PRS by Duex): chegou 0.035s atrás do vencedor
🥉 Tiago Bandeira (#3 – Arruaça Team 2): completou o pódio a 0.041s de Borba
Foi a menor diferença entre os três primeiros colocados da história recente do IRB no oval de Kansas.

Top 5 do campeonato – após 4 etapas
Após a rodada no Kansas, Victor Del Porto reassumiu a liderança do campeonato com 152 pontos, mesmo terminando fora do pódio. Ele é seguido de perto por:
🥇 Victor Del Porto (Beneporto Racing) – 152 pts (↑1)
🥈 Adriano Pinheiro (Arruaça Team 1) – 128 pts (↓1)
🥉 Beto Soussa (Arruaça Team 1) – 127 pts (↑2)
🔼 João Gouveia (Leaner Racing) – 124 pts (↑1)
🔼 Flavio Clivati (F1APS) – 111 pts (↑2)
Classificação por equipes – equilíbrio em alta
A Beneporto Racing assumiu a ponta da tabela por equipes com 271 pontos, com destaque para o desempenho coletivo de Borba, Del Porto e Carlos Washington. A Arruaça Team 1 segue firme na vice-liderança:
🥇 Beneporto Racing – 271 pts (↑1)
🥈 Arruaça Team 1 – 255 pts (↓1)
🥉 PRS by Duex – 236 pts (=)
Próxima parada: Iowa Speedway
A quinta etapa da temporada acontece no desafiador Iowa Speedway, na próxima quarta-feira, 30 de julho, às 20h30. Conhecido por seu traçado curto e técnico, o oval de Iowa exige máxima concentração dos pilotos e deve proporcionar mais uma corrida eletrizante. A transmissão será ao vivo em 4K, com narração de Ellery Souza e comentários de Rafael Sanque.
A temporada segue aberta, com quatro vencedores diferentes em quatro provas disputadas. A expectativa para mais uma reviravolta segue latente na temporada!
Comentaris